Nesta quarta-feira, dia 27 de julho, a Diretoria de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec) ofereceu a palestra “Direito a ser idoso”. Ministrada pelo servidor Francisco Marafigo, a palestra fez parte das atividades do Programa Colégio Pedro II Aberto à Terceira Idade e contou com a presença de aproximadamente trinta alunos do Programa.
Francisco Marafigo é graduando em Direito na UFRJ e, em sua apresentação, buscou trazer exemplos do dia-a-dia para ilustrar situações onde os direitos dos idosos são cumpridos ou não. Segundo ele, a pessoa que não respeita os direitos do idoso é um criminoso e, para fazer valer seus direitos, o idoso pode recorrer a uma Delegacia Civil, ao Ministério Público e à Justiça, através de processo. Processos que tratam da pessoa idosa têm prioridade e são tramitados mais rapidamente.
Para a aluna Regina Jimenez, de 61 anos, a palestra foi importante porque ajudou a tomar conhecimento da existência de órgãos de proteção à pessoa idosa, como a delegacia que atende especificamente esse público. No município do Rio de Janeiro, a DEAPTI (Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade) está localizada no bairro de Copacabana. Maria da Conceição Carvalho, 69 anos, gostou muito da palestra. “Todos participaram, foi muito dinâmico. Ajudou a esclarecer e nos dá força para lutar pelos nossos direitos”, disse ela.
A palestra “Direito a ser idoso” inaugurou uma série de eventos comemorativos ao Dia do Idoso, que acontecerão até o mês de outubro. Os eventos serão abertos a comunidade escolar e acontecerão no prédio da Propgpec, em São Cristóvão, e no Campus Duque de Caxias.
Fonte: Comunicação Social - Colégio Pedro II