quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Peça Teatral - "Ensaio" - Caixa Cultural

Texto e direção: Leonardo Moreira. O diretor e dramaturgo é reconhecido pela crítica e público como aposta do teatro contemporâneo. Com seu espetáculo mais recente, O Jardim, ganhou o Prêmio Shell 2011 de melhor texto.

Sinopse:
Ensaio narra a história de Marília (Maria Helena Chira) e Artur (Rafael Primot) que se conheceram em uma entrevista. Na ocasião, estava presente também o fotógrafo F. (Fabricio Licursi). Artur é escritor tentando emplacar um roteiro, e enquanto isso, trabalha como jornalista e começa a legendar filmes. Marília é uma atriz de sucesso, e muito parecida com a ex-mulher de Artur, Norma, que também era atriz e cometeu suicídio. Marília e Artur começam a se aproximar, fazendo cenas de filmes que os marcaram. O casal também reproduz sua história, enquanto F. nutre uma obsessão por ela. Enquanto isso, Marília vai se transformando em Norma, para corresponder às expectativas de Artur. Apaixonada, ela aceita ser o papel que ele deseja que ela seja.

A peça brinca, o tempo todo, com a linguagem cinematográfica, desde os textos dos atores, que muitas vezes citam falas de cinema, até as obsessões que os cercam. Cineastas como Hitchcock, Antonioni e Kieslowski são evocados assim como os dramaturgos Arthur Miller e Tennessee Williams. Os personagens estão dentro desse universo dos filmes: Artur é o roteirista que escreve, Marília é a atriz que está na tela, e F. é o fotógrafo que registra as imagens.

Em um roteiro fragmentado, o tempo é também tratado como no cinema, com elipses e flashbacks, tornando-se teatral pela manipulação do cenário giratório, que se transforma em sala, no banheiro de Marília, no quarto de Artur e no cenário do filme que eles estão ensaiando. Misturando referências noir e moderna, a peça coloca em cheque as obsessões e o limite entre realidade e ficção, como até onde alguém pode ser outra pessoa, ou assumir outros papéis que não o de si mesmo.

Serviço:

Caixa Cultural Rio de Janeiro – Av. Almirante Barroso 25 – Centro
De 14 ago 2014 até 31 ago 2014
Horário: Quinta, sexta e sábado, às 19h30. Domingo, às 18h.
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Capacidade: 100 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Tempo de Duração: 60 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos
Informação: (21)3980.3815
www.caixa.gov.br/agenciacaixadenoticias
www.facebook.com/CaixaCulturalRiodeJaneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário