quarta-feira, 26 de novembro de 2014

177 ANOS DO COLÉGIO PEDRO II

No dia 2 de dezembro o Colégio Pedro II completa 177 anos de fundação e para comemorar a data em grande estilo, será inaugurado no Campus Realengo II o Teatro Bernardo Pereira de Vasconcelos. Toda a comunidade escolar está convidada para a solenidade de inauguração que acontece a partir das 11 horas e contará com uma extensa programação cultural, como a apresentação da Fanfarra do Campus  Realengo II e de um coral com 48 vozes.

O Colégio Pedro II foi a primeira instituição de instrução secundária do Brasil, criada para ser referência de ensino em todo país. Com uma longa tradição que se confunde com a própria história brasileira, o CPII foi protagonista da educação nacional por meio do desenvolvimento científico, artístico e cultural da nação.

Sua origem remonta ao Colégio dos Órfãos de São Pedro, criado em 1739 pelo Bispo D. Antônio de Guadalupe, posteriormente chamado Seminário de São Joaquim (1766). O seminário exercia também a função de escola, funcionando como um polo de cultura na cidade do Rio de Janeiro.

Com a criação do Colégio Pedro II em 2 de dezembro de 1837, foi implantado um programa de ensino de base clássica e tradição humanística. A instituição conferia a seus formandos o diploma de Bacharel em Ciências e Letras, o que os habilitava a ingressar no ensino superior sem prestar exames. Por décadas, o programa estabelecido pelo Colégio Pedro II foi referência nacional para outros estabelecimentos de ensino secundário.

Vinte anos após a inauguração do primeiro colégio, foi implantado uma nova unidade na região Norte do município. Primeiramente instalado em um prédio na Tijuca, o Internato, como ficou conhecido, foi transferido depois para o campo do São Cristóvão, onde atualmente funciona o Complexo São Cristóvão (Campi I, II e III).

O Colégio Pedro II iniciou seu ciclo de expansão na década de 50 do século passado com a implantação de seções no Engenho Novo e Humaitá (1952) e Tijuca (1957). O segundo ciclo de expansão se deu nos anos 80, agora voltado para os primeiros anos do Ensino Fundamental, unidades que ficaram conhecidas como Pedrinho. O primeiro deles, hoje Campus São Cristóvão I, completou no início deste ano 30 anos de fundação.

O último ciclo de expansão do CPII começou em 2004 com a criação da Unidade de Realengo, seguida pela de Niterói (2006) e Duque de Caxias (2007). Em 2012, o Colégio inicia sua primeira experiência na área da Educação Infantil, com a implantação de uma Unidade no Complexo Realengo.

Além da expansão física, o Colégio Pedro II também ampliou sua área de atuação com a implantação em 2006 do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio. Atualmente a instituição oferece em alguns campi duas modalidades: Ensino Médio Integrado e Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Com a publicação da Lei 12.677 de 25 de junho de 2012, o Colégio Pedro II foi equiparado aos Institutos Federais, regidos pela Lei 11.892 de 28 de dezembro de 2008. Essa mudança possibilitou a alteração da sua estrutura organizacional e, com isso, as unidades escolares passaram de forma automática, independentemente de qualquer formalidade, à condição de campi da instituição.

O Colégio Pedro II, hoje com 14 campi e uma Unidade de Educação Infantil, atende quase 13 mil alunos e conta com corpo de técnicos e docentes da ordem de dois mil servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário