quarta-feira, 10 de setembro de 2014

OFICINAS LITERÁRIAS 2014


PROGRAMAÇÃO:

06/10/2014

16:30h - Produção literária: da obra ficcional à biografia
Palestrante: Fábio Fabrício Fabretti

Vive no Rio de Janeiro. É especializado em literatura e autor de livros para adultos, jovens e crianças, lançados no Brasil e na Europa. Suas obras envolvem temas que vão da descoberta literária à diversidade, transitando em gêneros do ficcional ao biográfico, escrevendo a respeito de nomes como Gloria Pires, Caio Fernando Abreu, Neusinha Brizola, Isabelita dos Patins, Jussara Calmon e Rosane Collor.

Público-alvo: Alunos do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica e do Programa de Residência Docente.

Total de vagas: 35 alunos.


08/10/2014 

Turma 1: 14 às 15:30h / Turma 2: 16:30 às 18:00h - Terror em ilustração infantil
Palestrante: Felipe Campos

É graduado em Gravura e especialista em Literatura para Crianças e Jovens pela UFRJ. Ilustrador de livros infantis, gosta de se dedicar ao estudo de monstros e à arte de criar imagens desses seres. Ilustrou entre outros livros: Tem um Juve no meu lustre, de Tatiana Pavanelli Valsi, Os monstros são um povo engraçado de Lucíola Morais e Excursão ao Parque do Terror de Emerson Machado.

Público-alvo: Alunos dos anos iniciais (Pedrinho) ou dos anos finais do ensino fundamental.

Total de vagas: Até 40 alunos por turma.

Proposta de atividade: As crianças farão suas próprias ilustrações com a ajuda do palestrante, que serão expostas em um varal na Biblioteca da PROPGPEC.


09/10/2014 E 10/10/2014

16:30 às 18:00h - O escritor mirim
Palestrante: Mariene Lino

Mariene tem 12 anos (2014), nasceu no Rio Comprido (16/12/2001), Rio de Janeiro. É uma criança muito alegre e questionadora. Além de escrever, ela gosta de desenhar, dançar, nadar, fazer novas amizades. Possui uma memória muito impressionante. Como prova disso, entre suas façanhas, destacamos o hábito de memorizar as placas dos carros dos amigos, os nomes completos das pessoas, os países e suas capitais, letras de música, falas de personagens em filmes… Atualmente a paixão pelos The Beatles despertou o interesse pela língua inglesa. Por isso, estuda, há dois anos, essa língua, apresentando, surpreendentemente, uma boa compreensão inicial da mesma. Na Escola Arte Parlendas, Mariene conheceu Caio Pacheco e o convidou para ilustrar “O som misterioso”.

Público-alvo: Fechado com as turmas de 5º ano do Campus São Cristóvão I.

Total de vagas: 60 alunos.

Proposta de atividade: As crianças farão suas próprias histórias com a ajuda da palestrante e serão expostas em um varal na Biblioteca da PROPGPEC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário